SENTIDO MAIOR NA VIDA

O Homo Sapiens desde os seus primórdios, concebeu formas de arte e criou sistemas religiosos. As primeiras pinturas rupestres, criadas  há cerca de 30 mil anos por nossos ancestrais paleolíticos, encontradas no sul da França e no norte da Espanha, conforme os pesquisadores, tinham uma função ritual. Os rituais, como as expressões artísticas e religiosas ao longo da história evolutiva do ser humano, tiveram como função transportar o humano para um outro lugar no seu interior, possibilitando serenamente, o seu encontro com o sensível. A força estética da arte, provoca emoções na interioridade humana, que a racionalidade da lógica e da técnica, são incapazes de atingir. Admiração e encantamento, são dimensões da sensibilidade humana, assim como o acesso ao numinoso. Estas experiências  próprias de  ser humano, o conduzem  para um sentido maior em sua vida, sem o qual, diante do drama humano e de sua trágica condição existencial, a consciência tende ao desespero. Descobrir o sentido maior da existência, talvez seja uma tarefa para toda uma vida, mas, impossível de ser negada. Nesta trajetória, o contato com a arte e com a espiritualidade, podem fazer aflorar este sentido maior da vida humana, onde a benevolência encontra o espaço natural para se manifestar livremente , tornando o ser humano um ser mais criativo, flexível e amorosamente mais inteligente.

Abraços    ****

Vivi

 

2 pensou em “SENTIDO MAIOR NA VIDA

  1. Querid Vivi,Como sempre seus posts são maravilhosos,parabénss pela sua sabedoria,cultura,mas principalmente,por vc compartilhar tudo isto,obrigada bjss Com carinho,Martha

  2. Adorei!! Superar a trágica condição existencial… buscar meios de sublimar essa condição exteriorizando o amor através da espiritualidade e do dom de doar-se… Nem sempre fácil e evidente, mas é um caminho a ser pensado e se possível vivenciado!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *