RESPIRAÇÃO – O SOPRO DA VIDA

A respiração é a fonte de permanente sustento do ser vivo, no contínuo fluxo e refluxo com o ambiente natural. Quando este ritmo é perturbado, os canais de suprimento da vida são obstruídos comprometendo a vida do organismo.

Alan Wallace, emérito pesquisador, afirma que “podemos começar a restaurar o equilíbrio de nossos corpos e mentes, sendo a prática da atenção plena na respiração, um grande passo nessa direção. A turbulência emocional afeta adversamente nosso cérebro, nosso sistema imunológico, nossos hormônios e o sistema nervoso como um todo”. Tanto o pensamento judeu e cristão como o pensamento budista, afirmam que  é possível acalmar e equilibrar o corpo e a mente com atenção plena na respiração.

As pesquisas em neurociência a cada dia evidenciam esta afirmação, ou seja, treinar a mente para se manter focada no pulso respiratório é dar chance à capacidade natural da mente de se curar, de tal forma que as emoções negativas sejam menos frequentes e a calma e a serenidade alimentem sensações de contentamento. Quando nos integramos com a felicidade genuína, a verdade e a virtude, podemos descobrir o pleno sentido da vida, através do sopro da vida.

Abraços    ****

Vivi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *