PARA MUDAR É PRECISO ENXERGAR

Mudança é a palavra de ordem, afinal tudo está em constante mutação. Um organismo vivo muda. Seguindo fluxos, ritmo, pulsos, vai adaptando-se, regulando-se, adequando-se à ordem do vivo , e prosseguindo no  processo biológico da evolução.  A cultura vai se fazendo, com seus mitos e ritos, na diversidade do vivo.

Na era da alta tecnologia, as mudanças sociais e relacionais vão adquirindo  novas expressões, trazendo conhecimentos e  transformando  ambientes e modos de ser estar no mundo.  Neste mix mutacional, muitos desafios precisam ser suplantados.

A ordem do vivo segue, pois a vida  vai além. Porém, a forma das relações  nesta imensa diversidade, a cada dia apresenta situações tão diferenciadas  para o ser humano que o torna confuso, inseguro e sem direção.  Para suplantar obstáculos e encontrar caminhos mais agregadores, no sentido de preservação da vida, pois desafiá-la é se dirigir para a morte, é preciso saber navegar nos mares da incerteza com a prancha da criatividade.

Ter orientação e saber ver, saber buscar as informações confiáveis para mudar com segurança, são ingredientes fundamentais. A grande questão é estar disposto a ver a realidade tal como ela se apresenta e não fantasiar. Pensando bem: “não é que as pessoas não consigam ver a solução, elas não conseguem é ver o problema”, como diria o erudito britânico G.K.Chesterton.

Abraços    ****

Vivi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *