LIBERDADE E CONFIANÇA

Liberdade e confiança são dois aspectos interdependentes da existência humana. Para ser livre é preciso confiabilidade e não pode haver confiança sem liberdade.  Sem liberdade não há confiança, há mando e subjugação. Sem confiança não há liberdade, há desmedida, invasão.  Liberdade com confiança é fruto de conquista interna pela capacidade autorregulatória.

A liberdade depende da capacidade de reconhecer e estabelecer limites com flexibilidade, adaptabilidade, pausa, percepção para poder ver em amplitude e atenção para regulação do tempo e do espaço.

A confiança depende da maturidade, que preserva a esperança e não abdica da ética. Relações confiáveis são preciosas. Elas acontecem no processo do viver, por conquista e renovação permanente.

A liberdade nutre a criatividade, viabiliza a inclusão, abre espaço para a diversidade. Todo ser humano para viver com saúde precisa da dinâmica destas duas hastes: liberdade e confiança em todas as suas relações, do mais íntimo de si ao mais grupal.

Em tempos onde a rede de internautas tende à desmedida, onde a intimidade perdeu seu espaço de preservação no “strip-tease da espiritualidade”, como diria Bauman, e o desrespeito invasivo pela necessidade de ser visto a qualquer custo, tem comprometido, corroído, patologizado as relações, a liberdade e a confiança estão minguando na desvalia das frustrações, do  isolamento e da insanidade.

Abraços    ****

Vivi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *