INFORMAÇÃO E REFLEXÃO : DUAS FACES INSEPARÁVEIS

No mundo da informática, da digitalização, das conexões em redes, das altas tecnologias, da velocidade, da concorrência pela busca da informação mais recente, das linguagens analógicas; a organização do pensamento para escolhas mais respeitosas e responsáveis é de fundamental importância. A sociedade informacional impele os sujeitos a estarem permanentemente conectados. Na velocidade não há tempo para reflexão. O que se deseja é manter a conexão na rede.

As pessoas do contemporâneo se conectam automaticamente, totalmente desprovidas de qualquer atitude reflexiva. Uma coisa é operar os dispositivos tecnológicos dentro das redes informacionais e refletir sobre as informações recebidas, podendo selecioná-las em função dos objetivos e valores pessoais e outra atitude é operar nas redes, sem dar sentido ao fluxo informacional. São modos diferenciados de lidar com a informação.

Fala-se tanto em escola informatizada, inclusão digital, alfabetização informacional, mas ainda são poucas as falas sobre a qualidade das experiências, dos diálogos, da organização do pensamento dentro das redes informacionais e de relacionamentos, considerando que sempre estamos formando um tipo de subjetividade. Estamos criando uma nova modalidade de relação com o próximo e com o mundo, são experiências diferenciadas em relação ao tempo e ao espaço, sobretudo em nossos jovens em formação maturacional.

A informação não pode estar apartada da reflexão, pois é a capacidade reflexiva que permite selecionar os canais e as informações recebidas, escolher e processar para organizar a experiência, lembrando que todo este processo afeta diretamente a subjetividade humana, trazendo consequências futuras. Dispersão, ansiedade, agitação e com elas todo tipo de despotencialização, patologias, transtornos os mais variados, são apenas algumas das consequências mais evidentes na sociedade informacional.  Mais uma vez, toda atenção é pouca!

Abraços    ****

Vivi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *