ESCUTA ATIVA OU REATIVA – ONDE ESTÁ A PAZ ?

Saber ouvir para poder compreender é fruto de uma educação pessoal. Nem sempre somos capazes de pausar o fluxo dos pensamentos, na disponibilidade de querer ouvir para compreender o que está sendo dito. No geral, as pessoas não sabem ouvir pois não conseguem cessar a ansiedade que fala alto dentro. Esta é uma atitude reativa, pois à medida que o outro fala a pessoa o analisa, concordando ou discordando e interrompe a narrativa, para expressar ou até impor os seus pensamentos. Nesta situação não pode haver diálogo e a comunicação é truncada.

A escuta ativa procede do sujeito autoeducado, mais que polido, pois a sua atenção está focada naquilo que está sendo dito, nas palavras, gestos, tom de voz. Emissor e receptor são os dois componentes essenciais da comunicação, porém para que ela seja eficiente, clara, transparente, é preciso que ambos sejam capazes de saber ouvir de forma ativa e este é o espaço da criatividade, onde o novo, o impensado tem condições de emergir.

A reatividade não estabelece os elos necessários ao vínculo, aqui o sujeito reage e não é capaz de agir. A ação criativa só acontece entre interlocutores que sabem ouvir. Aqui é o espaço da Paz. O diálogo ativo constrói ambiente que viabiliza a conciliação das opiniões divergentes e alavanca a percepção, daquilo que isoladamente não se conseguia perceber. Muitos conflitos relacionais acontecem simplesmente porque as pessoas não são capazes de pausar para ouvir o que o outro tem a dizer. Contudo, é  necessário um passo anterior, que é saber se ouvir. A pessoa que não consegue nem se ouvir, saber de si, não será capaz de ouvir o outro e portanto, compreender qual é o foco da conversa, o que se está querendo dizer.

Quando os interlocutores abrem o espaço criativo no diálogo, são capazes de sustentar um foco e portanto,  agir com criatividade onde o novo emerge com clareza e transparência, fruto da relação. Aqui não há ganhador ou perdedor, ambos são partícipes da comunicação e isto é Paz.

Abraços    ****

Vivi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *