Curso Atenção e Concentração nas Práticas Meditativas – Módulo I

 Módulo I

 26 e 27 de Fevereiro

Atenção e concentração são faculdades que, quando treinadas, se fortalecem e expandem oferecendo abertura para escutar, e não apenas ouvir, ver e não só enxergar. Elas qualificam nosso modo de ser e estar no mundo, familiarizando o ser humano com sua interioridade e com aquilo que está no seu entorno.

A meditação é o fruto da atenção e da concentração, da capacidade de manter um foco e de criar interesses além dos utilitários e de satisfação imediata. É o cultivo de um saber inerente, de um espaço interno que naturalmente aspira à auto-expressão do seu potencial.

Na sociedade em que vivemos as práticas meditativas ganharam visibilidade e reconhecimento a partir de 1990, quando programas de pesquisa científica evidenciaram os benefícios que proporcionavam: a diminuição da ansiedade, do nível de estresse, do déficit de atenção, da depressão, da insônia, de desordens psicossomáticas e dores crônicas. As contribuições à saúde integral são hoje inquestionáveis.

Contudo, é importante destacar que o cultivo da atenção e da meditação nas culturas tradicionais tem o propósito de ampliar a percepção de si mesmo, da realidade na qual estamos imersos e do poder dos valores que atuam na “leitura” dos fatos.

Em aliança com esse propósito, familiarizar-se com o próprio repertório de emoções, pensamentos e sensações cria um espaço de governabilidade interna que resulta na experiência de liberdade.

As práticas meditativas são uma expressão da espiritualidade que, nas diferentes culturas, se apresenta em cartografias que apontam ao sagrado, ao inefável e à incessante busca de significado.

Módulo I

 . Sair da reatividade, do piloto automático, implica cultivar um estado de presença que se auto-percebe, percebe os outros e o contexto em que se encontra. Essa atenção dinâmica se fortalece e expande através de práticas sistematizadas em três categorias: focada, periférica e seletiva. 

• Técnicas com base nos sentidos e shamatha: “permanecer na calma”. 

• Referências das Escolas de Filosofia Yoga, Vedanta e Budismo.

  

Vivi Tuppy – Psicopedagoga, Bioterapeuta, Professora de Ética e Práticas Meditativas com formação pela Associação Palas Athena/SP, coordena grupos de meditantes; Gestora dos Programas Educadores da Paz e Gestores da Paz junto à Diretoria Estadual de Ensino de Araçatuba/SP, atuando com as Práticas Atencionais do Centramento, Coordenadora do Comitê da Alta Noroeste Paulista para a Cultura de Paz em Araçatuba/SP.

 www.vivituppy.com.br

[email protected]

(18) 3622-7053

 

 Sexta-feira das 19h às 22h.

Sábado das 9h às 17h30

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *