ATENÇÃO, POR FAVOR !!!

A ansiedade é um estado mental que acomete um incontável número de pessoas, causando transtornos ao organismo somático, psíquico e relacional. A “mania” por medicalização leva as pessoas a um consumo desenfreado por drogas, na esperança de controlar a ansiedade e seus males.

A desatenção, dificuldade de sustentar raciocínio e memória, complicações cardíacas e respiratórias, metabólicas, ósseas e articulares e tantas outras afecções, muitas vezes tem a ansiedade incontrolável, como raiz do problema. Uma mente desatenta, não consegue nem perceber que toda a agitação já sinaliza estados ansiosos, inclusive a própria depressão. Sobreviver com saúde em tempos agitados, requer um olhar mais cuidadoso para a qualidade atentiva da mente.

Uma mente que não relaxa, não sabe o que é se acalmar, porque não consegue perceber suas oscilações ao longo do dia, também não consegue ter um sono reparador que revigore o organismo para o novo dia. Quando a atenção é presente, viver tem um outro sabor, o gosto da alegria espontânea. A prática de pôr a mente em seu estado atencioso é a um só tempo fácil e difícil, pois requer primeiro, boa vontade e compromisso com a ética, no sentido de conduzir a vida de uma forma mais organizada, onde também os sentidos possam ser controlados, sem os excessos e ainda, se dispor a aprender a olhar o mundo com gratidão e contentamento.

Atenção também se treina, afinal assim como treinamos o corpo, sua musculatura e capacidade respiratória, também podemos treinar a mente e suas qualidades, dentre elas a capacidade atentiva tão necessária diante das exigências da modernidade, em todos os setores. Dar um pouco de atenção à atenção é tão necessário quanto cuidar da atividade física, alimentação, busca de conhecimento em cursos para ampliar currículos e titulações. Entender que a atenção é uma faculdade da mente, ligada ao sistema cerebral, que se deteriora se não treinada. Neste sentido, o stress é um fator que compromete a capacidade de sustentar atenção, com qualidade. Então, por favor, dê um pouco de atenção à sua atenção! Pratique a atenção !!!

Abraços    ****

Vivi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *