83º Fórum do Comitê da Cultura de Paz

 83º Fórum do Comitê da Cultura de Paz –  Alta Noroeste Paulista

 Segurança e Confiança: Uma Responsabilidade de Todos

 Os movimentos sociais, as manifestações públicas, a economia, os relacionamentos, são evidências das grandes mudanças que estão ocorrendo na matriz social, onde a confiança tem sido afetada, colocando em risco a qualidade do estar-junto comunitário.

Quando não há mais confiança nos valores que garantem o vínculo social e mantém unidas as pessoas no viver cotidiano, a segurança se fragiliza e com ela a possibilidade de um retorno de meios que fazem uso da violência, os quais já deveriam estar ultrapassados.

Diante deste cenário, se faz necessário abrir espaços de reflexão para compreender as novas linguagens que estão emergindo, incitadas pela tecnologia e ao mesmo tempo, compreender que a responsabilidade é de todos e de cada um.

Confiança e segurança andam de mãos dadas. Respeitá-las e preservá-las, é responsabilidade institucional e pessoal.

Este Fórum abre uma reflexão conjunta em relação aos últimos episódios sociais, incluindo as manifestações dos diferentes grupos, sob diferentes reivindicações, comprometendo a segurança urbana e a confiança entre os cidadãos.

Algumas perguntas pedem respostas: protestar é “badernar” e destruir? Diante de tantas violências, estariam os direitos dos cidadãos sendo violados? Como o Estado pode atuar sem comprometer os princípios democráticos e a dignidade humana?

Se o diálogo, o respeito e a inclusão, fazem parte de uma Cultura de Paz, talvez seja este o momento para legitimá-la.

JOEL FURLAN –  Promotor de Justiça da Infância e Juventude e dos Direitos Humanos (IDOSO, PESSOAS PORTADORAS DE NECESSIDADES ESPECIAIS, SAÚDE PÚBLICA E INCLUSÃO SOCIAL) de Araçatuba/SP.

 PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA – Major de Polícia Militar – Chefe da Divisão Operacional do Comando de Policiamento do Interior – 10 – Região de Araçatuba.

IMPORTANTE: APRESENTAR DOCUMENTO DE IDENTIDADE (RG) NA PORTARIA

                                        ENTRADA FRANCA 

                      11 de Março de 2014   –     3ª feira – 19h

Local: Sede da Folha da Região

Rua Joaquim Fernandes – 445 –  Araçatuba – SP

Informações: Interação – 3622.7053 e.mail: [email protected]

Realização: Comitê da Alta Noroeste Paulista para Cultura de Paz   

 www.comitepaz.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *