70% mais 30% – COMUNHÃO E COGNIÇÃO

As nossas relações se fundamentam no vínculo, na capacidade de estabelecer um espaço relacional confiável, amistoso, gentil, colaborativo. Um professor  é 70% de sua capacidade relacional vinculada à sua disponibilidade de entrar em comunhão com seus alunos e apenas, 30% de sua relação se estabelece a partir da cognição. Portanto, valorizar o vínculo afetivo,  respeitoso, criativo, responsável, é muito mais importante para o processo de aprendizagem do que a transmissão de informações e conceitos. É a qualidade relacional que facilitará a aprendizagem. Entrar em comum-união com as pessoas em uma sala de aula, é algo que nunca poderia ser negligenciado. Contudo, ninguém pode oferecer o que não tem. Professar um saber, depende não só do domínio de conhecimentos e fórmulas, mas e sobretudo, da amorosidade responsável, cooperativa que é estabelecida a partir de ambientes confiáveis onde o vínculo afetivo acontece. São relações co-responsáveis e afetuosoas, onde dignidade e saber abrem espaços para a sabedoria.

Abraços   ****

Vivi

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *